Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
4 resultado(s)
1
Resumo

Este projeto de pesquisa de mestrado propõe investigar as desigualdades sociais que incidem sobre empreendedores em processos de inovação. Por meio de um estudo de caso do programa Nexus associado ao Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT-SJC), questiono como as origens sociais de empreendedores de start-ups de tecnologia incidem sobre as suas trajetórias profissionais? O objetivo geral é evidenciar porque existem empreendedores mais bem-sucedidos do que outros em um mesmo sistema de inovação, possuindo as mesmas oportunidades dadas pelo parque tecnológico. Há duas hipóteses que norteiam a investigação. A primeira aponta que o programa de incubação Nexus não é suficiente para mitigar estruturas de desigualdades que incidem sobre as trajetórias profissionais dos empreendedores. A segunda hipótese aponta que a noção de "sucesso" que orienta as trajetórias profissionais de empreendedores varia conforme a sua posição nessas estruturas. Para verificar essas hipóteses, recorro às técnicas de pesquisa por questionário, entrevistas em profundidade e observação participante em ambientes digitais e não digitais para capturar o perfil socioeconômico dos empreendedores, os relatos de sua trajetória profissional e observar as suas interações cotidianas com outros empreendedores. O material produzido será submetido à análise descritiva bivariada e à Análise de Redes Sociais (ARS). Estimo que o estudo de caso contribua com a literatura sobre sociologia econômica das organizações e lance luz aos processos de inovação realizados no Brasil. (AU)

Resumo

Esta proposta de pesquisa visa analisar o impacto produzido pela organização de atividades de ensino sobre o desenvolvimento de uma cultura inovadora e empreendedora entre estudantes das universidades focadas em pesquisa. Por impactos, tanto resultados quantitativos (número de estudantes engajados em atividades empreendedoras) como qualitativos (disposição empreendedora e autoeficácia) são considerados. Para tal, propõe-se uma metodologia de pesquisa descritiva transversal a partir de uma dupla abordagem, analisando aproximadamente 285 cursos de graduação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM) ofertados por sete universidades focadas em pesquisa, localizados nos 15 municípios com os ecossistemas de empreendedorismo intensivo em conhecimento mais relevantes do estado de São Paulo. (AU)

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar como as empresas multinacionais de mercados desenvolvidos podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao atender as necessidades das populações marginalizadas em mercados emergentes, ao mesmo tempo em que geram expectativas de retorno financeiro para seus investidores. Desta forma, esta pesquisa pretende revelar os mecanismos e ações adotados por essas empresas para servir populações marginalizadas de maneira lucrativa. Este projeto parte da stakeholder theory e das literaturas sobre empreendedorismo social e criação de valor, propondo um estudo cross-country na América Latina, com foco especificamente na experiência de multinacionais do Reino Unido no Brasil e Colômbia. Os dados serão coletados por meio de grupos de foco e entrevistas em profundidade com múltiplos atores (tais como executivos, ONGs, consumidores e líderes das comunidades marginalizadas e empreendedores locais). Comparação entre casos e pattern matching serão usados para analisar as informações. Como resultado, esse projeto contribuirá para informar multinacionais e outros stakeholders sobre como o desenvolvimento inclusivo pode ser atingido. (AU)

Resumo

Um indivíduo geralmente apresenta uma identidade única, mais ou menos definida, que é central à sua pessoa. Em determinadas situações, a identidade central de uma pessoa pode ser deslocada, dando espaço para uma nova tomar o seu lugar. Esse estado de migração entre uma identidade central e uma nova identidade é referenciado pelo conceito de transição identitária. A investigação proposta neste projeto centra-se na transição identitária empreendedora de pesquisadores universitários. Em outras palavras, a mudança de uma carreira acadêmica para o empreendedorismo. Em ecossistemas empresariais estabelecidos (com ênfase especial sobre ecossistemas intensivos em conhecimento), os pesquisadores podem desenvolver tecnologias e Propriedade Intelectual (PI) a partir de suas descobertas científicas e comercializá-las na forma de produtos ou serviços para agentes da indústria. Em alguns casos, acadêmicos abandonam suas carreiras acadêmicas para se dedicar a um empreendimento comercial próprio. Por outro lado, há quem se sinta desencorajado a fazê-lo e a utilizar a própria tecnologia ou PI como mecanismo de alavancagem para sua carreira de pesquisa. Seja qual for o caso, a escolha pela migração (ou não) para a carreira empreendedora recai na discussão sobre transição identitária. No entanto, os valores defendidos pelos empreendedores, como competitividade e aquisição de propriedade, por vezes conflitam com os valores acadêmicos de produção e difusão de conhecimento. Portanto, a transição entre identidades profissionais para pesquisadores pode ser um processo complexo e não trivial. Essa complexidade inerente ao assunto requer maior investigação visando compreender os antecedentes da transição identitária e como esse fenômeno impacta na geração de novos empreendimentos. Ainda mais, esta é uma questão que está no cerne dos ecossistemas empreendedores intensivos em conhecimento, afetando a dinâmica da transferência de tecnologia e os fluxos da academia para os mercados, bem como o início de uma cultura empreendedora na região. Esta pesquisa visa gerar implicações tanto para gestores de nível universitário quanto para formuladores de políticas. (AU)

|
4 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção